10 dicas de como lidar com criança teimosa

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Atualizada em 26/06/2024

A maioria dos adultos já precisou lidar com criança teimosa em algum momento, seja o próprio filho ou não. Apesar de não ter uma causa específica, a desobediência infantil pode ser interpretada quando o pequeno contraria aquilo que os mais velhos impõem ou defendem.

+ Encontre bolsas de estudos do ensino infantil ao ensino médio

Entretanto, bater de frente com uma criança não é uma alternativa plausível para lidar com a teimosia. Além de não apresentar resultados efetivos, pode haver consequências futuras no comportamento do mais novo.

Quais São os Motivos da Desobediência Infantil?

São várias as razões que podem levar à desobediência infantil, por isso não é válido considerar apenas a personalidade da criança. O pequeno pode ser, naturalmente, mais introvertido, mas isso não quer dizer que não haverá uma fase mais rebelde.

O período entre os dois e três anos costuma ser marcado por birras, já que é a fase em que as crianças começam a ter mais autonomia e entender melhor o mundo ao redor. Muitos pequenos já passam a formar gostos pessoais e a querer se impor sob as vontades dos pais nessa idade. Entretanto, vale lembrar que se tratam de seres humanos mais novos e que ainda estão sendo inseridos na sociedade. Cabe aos responsáveis educar e transmitir seus valores e ensinamentos para os filhos, sendo compreensíveis e respeitando o tempo de cada criança.

Uma estratégia eficaz para lidar com a teimosia é dar às crianças algumas opções controladas no momento de suas escolhas. Em vez de simplesmente dizer “faça isso”, apresente duas alternativas que sejam aceitáveis. Isso permite que a criança sinta uma sensação de autonomia, enquanto você mantém as regras e limites definidos.

“Gênio Forte” ou Desobediência?

Também é importante lembrar que uma criança de “gênio forte” não pode ser considerada, necessariamente, uma criança desobediente. De acordo com Ana Loch, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), “não se deve usar rótulos para expressar o temperamento ou personalidade de uma criança, pois ela pode passar a usar esse comportamento como um padrão, visto que a mesma já foi ‘rotulada’ como uma criança de gênio forte”, pontua a pediatra.

A prática de questionar e ser argumentativo nos diálogos, seja com os pais ou outras pessoas do círculo social da criança, não significa que ela age de forma desrespeitosa ou desobediente. Essas atitudes não são sinônimas e não podem ser confundidas com teimosia. “Muitas crianças com gênio forte acabam sendo rotuladas por seu temperamento difícil, mas é importante diferenciar, por exemplo, comportamento de birra, falta de limites e de educação com gênio forte, para que os pais e professores possam lidar com elas”, destaca a professora e psicóloga Célia Regina da Silva Rocha, coordenadora do Programa de Educação Especial da Universidade Cruzeiro do Sul.

Como Lidar com criança Teimosa?

A seguir, separamos 10 dicas de ações que você pode fazer para lidar com crianças desobedientes. Confira:

1. Mostre o Porquê Vale a Pena Obedecer

A obediência não é construída a partir do medo. Ameaças não devem ser consideradas como opções na hora de educar uma criança teimosa. Ao contrário disso, explique para ela a importância de seguir o que os pais recomendam, pois essas são as pessoas que mais se importam com o bem-estar dela, por exemplo, ao se preocuparem com o sono e alimentação.

2. Saiba Ouvir

Às vezes, o mau comportamento está sendo desencadeado por motivos específicos. Depois de terminar o que tem a dizer, dê espaço para a criança explicar os porquês do seu comportamento desobediente. Dê abertura para que a criança fale sem medo de ser julgada ou de chorar em frente aos mais velhos. O diálogo se constrói quando ambos os lados podem trocar informações.

3. Tenha Calma e Paciência

Todo filho é reflexo dos pais. A criança que convive com pessoas mais velhas que estão acostumadas a terem comportamentos explosivos, por exemplo, entenderá que é dessa forma que ela deve se comportar. Lidar com birras ou implicâncias infantis nem sempre é simples, então, caso necessário, dê um tempo para esfriar a mente antes de conversar com o mais novo.